segunda-feira, 10 de junho de 2013

O Poema - O Último Adeus de um Combatente


O Último Adeus de um Combatente
 
Naquela tarde em que eu parti e tu ficaste
sentimos, fundo, os dois a mágoa da saudade.
Por ver-te as lágrimas sangrarem de verdade
sofri na alma um amargor quando choraste.

Ao despedir-me eu trouxe a dor que tu levaste!
Nem só o teu amor me traz a felicidade.
Quando parti foi por amar a Humanidade
Sim! foi por isso que eu parti e tu ficaste!

Mas se pensares que eu não parti e a mim te deste
será a dor e a tristeza de perder-me
unicamente um pesadelo que tiveste.
 
Mas se jamais do teu amor posso esquecer-me
e se fui eu aquele a quem tu mais quiseste
que eu conserve em ti a esperança de rever-me!
Vasco Cabral
Guiné Bissau
 
 
 
Análise:
 
O poema fala sobre a dor, o sofrimento, o amor, o carinho e a tristeza de uma relação que tem de acabar pois um deles tem de ir para a guerra "por amar a Humanidade".

As primeiras 2 estrofes são quadras.
A rima é interpolada (ficaste/choraste) e emparelhada (saudade/verdade).
A rima é pobre porque as palavras que rimam são da mesma classe gramatical (levaste/ficaste).
A rima é consoante porque as sibalas que rimam têm consoantes (felicidade/Humanidade).
A rima é grave pois a sílaba tónica nas palavras que rimam é a penúltima sílaba (verdade e choraste).

As segundas 2 estrofes são tercetos.
A rima é cruzada entre as duas estrofes (perder-me/esquecer-me/rever-me).
A rima é pobre (deste/tiveste).
A rima é consoante (deste/tiveste).
A rima é grave (esquecer-me e rever-me).

Nas 4 estrofes podemos notar a repetição da letra "i", esta letra transmite um sentimento de dor e sofrimento como em "parti" e "ficaste" - anáfora.
A repetição da letra "s" como em "saudade", "sangrarem" e "sofri" ou a letra "p" como em "parti" e "pensares" - aliteração - é utilizada para dar uma maior expressividade ao significado do texto.
Existe também a repetição dos sons nasais que transmitem uma imagem de profundidade sentimental como em "Naquela" e "em".
Nos dois tercetos o primeiro verso começa por "Mas se", ou seja, existe paralelismo anafórico.

Na minha opinião o poema é romântico mas ao mesmo tempo triste, ou seja, é muito sentimental e acho que podemos aplica-lo a acontecimentos das nossas vidas, quando vemos alguém partir, pode não ser para a guerra mas para outros lugares.
 
 
Poema analisado por:
Beatriz Gouveia Arzeni

Sem comentários:

Enviar um comentário